Cuscuz: Aprenda a fazer a receita tradicional em 30 minutinhos
O cuscuz é uma iguaria muito popular na culinária de vários países, como Brasil, Marrocos, Tunísia, Líbia e outros países do Oriente Médio e da África. A sua história remonta aos tempos antigos, onde os povos nômades do deserto do Saara, no norte da África, precisavam de uma comida que fosse fácil de preparar, transportar e que pudesse ser armazenada por longos períodos.
Assim, surgiu o cuscuz, que consistia em uma massa de sêmola de trigo, um tipo de farinha feita a partir do grão de trigo moído, que era cozida em uma panela a vapor chamada “cuscuziere”. A sua massa era misturada com água e moldada com as mãos em pequenas porções, que eram colocadas na cuscuziere e cozidas até ficarem macias.
Com o tempo, ele se tornou uma comida popular em todo o norte da África e foi sendo adaptado para os gostos e tradições de cada região. Na Tunísia, por exemplo, ele é servido com uma variedade de legumes e carne, enquanto no Marrocos, o cuscuz é preparado com frango ou cordeiro, e pode ser servido com passas, amêndoas e especiarias.
No Brasil, o cuscuz chegou através dos portugueses, que trouxeram a receita para o país durante a colonização. Aqui, ele foi adaptado para os ingredientes locais e se tornou um alimento muito popular em todo o Nordeste do país. Aqui, é feito com uma mistura de farinha de milho e água, moldado em um formato específico e cozido a vapor em uma panela chamada “cuscuzeira”. É servido geralmente no café da manhã com manteiga, leite, queijo e outras iguarias regionais.
Assim, se tornou uma comida tradicional em muitos países, adaptada para as preferências e ingredientes locais, mas com raízes profundas na cultura e história do norte da África.
Vou passar uma receita fácil e deliciosa de cuscuz de milho para você experimentar em casa. Vamos lá:
Ingredientes do cuscuz:
- 2 xícaras de água
- 1 xícara de farinha de milho em flocos
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque a água, o azeite e o sal e deixe ferver.
- Em um recipiente, coloque a farinha de milho em flocos e acrescente a água fervente aos poucos, misturando com uma colher até que a farinha esteja bem úmida.
- Cubra o recipiente com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
- Depois do tempo de descanso, misture a farinha com um garfo para soltar os grumos.
- Coloque a mistura em uma cuscuzeira e cozinhe no vapor por cerca de 20 minutos ou até que esteja cozido.
- Retire da cuscuzeira e coloque em um prato, servindo com manteiga, queijo, leite e outras iguarias regionais de sua preferência.
Essa é uma receita básica de cuscuz de milho que você pode adaptar com diferentes ingredientes, como frango, legumes, azeitonas e outros temperos de sua preferência. Experimente e bom apetite!
Que tal junto dessa deliciosa receita servir uma bom suco de abacaxi com hortelã de preparo rápido e prático? Clique aqui e confira esse e muitos outros pratos que vão te surpreender.
Veja também receitas como essa em nosso site parceiro, clique aqui para visualizar.
Não esqueça de deixar aqui nos comentários se você quiser aprender uma receita que ainda não saiba e que conta com a ajuda do Mistura Brasil para te ajudar.